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Regulamento Gincana 2012

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GINCANA 2012 O Colégio Maxwell apresenta a sua 11ª Gincana REGULAMENTO
1. TEMA: ESTADOS BRASILEIROS 2. PERÍODO: 03 04,05 de julho de 2012. 3. HORÁRIO: 7h30 às 12h, com tolerância de 30 minutos para a chamada. 4. PÚBLICO ALVO: 3.1. Alunos – Ensino Fundamental II e Médio; 3.2. Professores; 3.3. Colaboradores; 3.4. Família. 5. COMISSÃO ORGANIZADORA: 5.1. Professor Rodrigo; 5.2. Professor Gladstone; 5.3. Orientadora Educacional Francine; 5.4. Diretora Pedagógica Elisangela; 5.5. Disciplinador Fernando; 5.6. Disciplinador José Maria; 5.7. Coord. EF II e EM Luiza Almeida; 5.8. Aux. Coordenação EF II e EM Anne; 5.9. Dir. Adm-Mkt - Fin Aaron.
6. SUPERVISÃO: Professores Rodrigo e Gladstone. 7. NAS PROVAS: Baseada em uma educação escolar, focada nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento, o Colégio Maxwell propõe atividades diferenciadas, para que haja troca de experiências e socialização entre alunos e alunos, alunos e professores, promovendo assim um ambiente de respeito, consideração e aprendizagem. Desta forma ratifica-se a importância de uma gincana interdisciplinar, onde o eixo central é a percepção da importância dos valores morais éticos. Com isso, se faz necessário o envolvimento de
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toda a comunidade docente e discente, priorizando os pontos fundamentais para que os objetivos sejam alcançados. 8. OBJETIVO GERAL: 8.1. Promover integração, união, diversão, entretenimento, companheirismo e espírito esportivo entre amigos e participantes do evento; 8.2. Oferecer desafios diferentes nos eventos de animação, com variadas provas que envolvem habilidades, criatividade, raciocínio, agilidade, conhecimento, estratégia, ações sociais e outros; 8.3. Aprender a ser; 8.4. Aprender a conhecer; 8.5. Aprender a conviver; 8.6. Aprender a fazer; 8.7. Integrar os alunos, professores e equipe pedagógica; 8.8. Despertar o espírito de competição sadia; 8.9. Avaliar os alunos de forma interdisciplinar.
9. INSCRIÇÕES: 9.1. Os alunos deverão preencher o termo de ciência de inscrição e efetivar o pagamento da taxa de participação no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) diretamente na tesouraria do colégio (Elvira) ou com a auxiliar de coordenação Anne, do dia 28/05 a 12/06 até às 18 horas; 9.2. A taxa de participação da gincana inclui a camiseta do participante mediante recibo (tamanho da camiseta, idade e série/ano, turma). 9.3. A taxa de participação será controlada pela comissão organizadora da gincana, com a devida prestação de contas aos líderes de cada equipe. 10. FORMAÇÃO DAS EQUIPES: A pretensão dessa gincana é um convite que fazemos para que todos conheçam um pouco da diversidade brasileira através dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Pará e Pernambuco. 10.1. A gincana será formada por quatro equipes, com 05 líderes cada uma e representadas pelas equipes a seguir:     10.2. 10.3. EQUIPE BAHIA: TÔ À TOA EQUIPE RIO DE JANEIRO: RIO 40º EQUIPE PARÁ: CHIBÉ EQUIPE PERNAMBUCO: MARACATU
Cada equipe deverá ter a mesma quantidade de integrantes (Ensino Fundamental II e Médio); A formação das equipes é decidida mediante sorteio democrático realizado na presença dos líderes, por turma; 2
10.4.
Cada equipe deverá ter a mesma quantidade de integrante. Desta forma, segue abaixo a disposição dos alunos participantes para cada equipe (estimativa):           6º ano A e B: 20 integrantes 6º ano C: 8 integrantes (sobram 2 alunos) 7º ano A e B: 17 integrantes (sobra 1 aluno) 7º ano C: 6 integrantes (sobram 3 alunos) 8º ano A e B: 15 integrantes 8º ano C: 4 integrantes 9º ano A e B: 11 integrantes (sobram 3 alunos) 9º ano C: 2 integrantes (sobram 2 alunos) 1ª série A e B: 9 integrantes 2ª série: A e B: 14 integrantes (sobram 3 alunos)
Total de alunos por equipe: 130 alunos (estimativa) 10.5. 10.6. A equipe deverá estar caracterizada na gincana com a cor e tema escolhidos; Os integrantes inscritos deverão ter uma camiseta da cor escolhida aprovada pela Comissão Organizadora, com o nome da equipe e o nome do colégio, sendo que as cores das equipes devem estar obrigatoriamente visíveis; 10.7. As cores são de escolha das equipes, mas passarão por aprovação da organização para evitar cores repetidas ou muito semelhantes entre equipes; 10.8. 10.9. 10.10. Caso haja cores iguais entre as equipes, as mesmas serão escolhidas através de sorteio; Toda equipe será responsável pela ordem e organização do seu QG; A equipe deverá eleger 1 (um) líder que responderá em nome da equipe em todas as circunstâncias; 10.11. As equipes poderão utilizar materiais de percussão ou corda, como violões, tamborins ou pandeiros, desde que sejam pequenos, para uso exclusivo da torcida. Itens eletrônicos de som de nenhum tipo serão permitidos, somente os fornecidos pelo colégio; 10.12. 10.13. Somente na entrada do ginásio será permitido o grito de guerra e os instrumentos à vontade; As equipes deverão criar um grito de guerra único, que apresentarão nas mais diversas etapas da gincana; 10.14. Cada QG deverá ter um cartaz indicando o nome da equipe e de seus integrantes nos dias em que acontece a gincana; 10.15. A Comissão Organizadora determinará um mural para cada equipe expor todas as informações a seus integrantes no período da gincana;
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10.16.
As equipes deverão ter seu material, pois não será permitido o uso do material da escola, salvo mediante autorização prévia da Comissão Organizadora;
10.17.
A equipe deverá se organizar em grupos, pois poderão ocorrer tarefas simultaneamente durante a gincana.
11. ATRIBUIÇÕES DO LÍDER DE EQUIPE: 11.1. 11.2. Participar das reuniões com a Comissão Organizadora (se solicitado) apenas os 3 líderes; Responsabilizar-se pela equipe e seus membros, em todos os momentos da gincana, todos os líderes; 11.3. Ser o único contato com a Comissão Organizadora em caso de dúvidas ou algum problema, apenas 3 líderes; 11.4. 11.5. 11.6. Estar sempre presente na realização das provas, todos os líderes; Toda equipe deverá ter um mascote representando a equipe, todos os líderes; Toda equipe deverá ter um grito de guerra, previamente autorizado pela comissão organizadora; 11.7. Todas as equipes devem organizar sua equipe para festejar ou ficar em silêncio, sentar no momento certo, cumprir os horários. As equipes deverão providenciar 02 placas para maior organização, SILÊNCIO e ANIMAÇÃO; 11.8. Toda e qualquer reclamação referente as provas da gincana deve ser feita por escrito e entregue à Comissão Organizadora, que irá avaliar e tomar as devidas providências se for necessário apenas 3 líderes.
12. UNIFORMES: 12.1. 12.2. 12.3. O uso do uniforme é obrigatório, complementando com a camiseta de cada equipe. Ensino Fundamental e Médio – Calça ou bermuda da escola e a camiseta da equipe. O aluno que não utilizar o uniforme terá descontada a nota em 0,3 décimos.
13. DISPOSIÇÕES GERAIS: 13.1. O integrante que não colaborar com o bom andamento da gincana, conforme a gravidade da infração poderá ter sua participação suspensa durante o período e perda da pontuação; 13.2. Cada equipe terá o direito de apresentar 02 recursos por dia, sendo que o deferimento só será dado no dia seguinte ou no prazo de 24 horas; 13.3. Entende-se por não colaboração: atrasar e/ou não cumprir as regras, não apresentar documentos ou informações solicitadas pela organização, atrapalhar as atividades do evento, não colaborar com a organização, dentre outras atitudes conforme item 15 (penalidades); 4
13.4.
Ao assinar a ficha de inscrição, os integrantes declaram estar de pleno acordo com as regras da gincana, e devem preencher de forma completa todos os campos solicitados;
13.5.
Uma vez inscritos na gincana, os integrantes cedem os direitos de todas as suas imagens e sons (vídeos e fotografias) relacionados à gincana para o site do Colégio Maxwell;
13.6.
Os danos causados nas instalações da escola serão de responsabilidade do integrante causador do dano e não da equipe;
13.7. 13.8.
A equipe deverá permanecer unida, em harmonia, para facilitar a comunicação; Recomenda-se aos alunos que não tragam objetos de valor durante a realização da gincana, pois o Colégio Maxwell não se responsabilizará pelos mesmos conforme clausula 12(Contrato de Prestação de Serviços)
13.9.
Os líderes e integrantes só poderão sair de sala nas aulas de Educação Física, ou seja, terças, quartas, quintas e sextas-feiras, com autorização do professor, disciplinador, coordenador e orientadora educacional conforme as datas estipuladas para as reuniões;
13.10.
A chamada será realizada diariamente, nos dias da gincana, às 8h pelos professores padrinhos das equipes, e o número de alunos ausentes implicará em pontos perdidos por aluno 01(um) ponto por aluno ausente;
13.11. 13.12.
Os professores padrinhos das equipes deverão auxiliar em toda e qualquer tarefa; Somente terá direito à pontuação o aluno que se fizer presente durante os três dias de gincana e participar ativamente junto com a equipe;
13.13. 13.14. 13.15.
A formação das equipes será decidida pela Comissão Organizadora; Os QGs serão escolhidos mediante sorteio; O descumprimento de qualquer uma das regras mencionadas poderá acarretar em perda de pontos, ou mesmo na desclassificação da equipe;
13.16.
As regras poderão sofrer alterações sem aviso prévio, caso força maior assim exija. Neste caso, será anunciada a alteração e seu motivo a todas as equipes participantes;
13.17. Qualquer caso que esteja omisso neste regulamento será avaliado pela Comissão Organizadora, que tomará as medidas necessárias conforme o caso. A decisão da Comissão Organizadora será soberana e inquestionável;
14. RESULTADO E PREMIAÇÃO:     1º - Lugar – 1,5 pontos extras em cada disciplina (na média); 2º - Lugar – 1,0 ponto extra em cada disciplina (na média); 3º - Lugar – 0,7 pontos extras em cada disciplina (na média); 4º - Lugar – 0,5 pontos extras em cada disciplina (na média);
Observação: A pontuação será registrada somente no 3º bimestre. 5
A 3ª série receberá 0,5 ponto para cada líder, desde que haja plena participação em todas as etapas da gincana. 14.1. Após o término da apuração de cada prova, serão divulgadas as pontuações obtidas por cada equipe no turno vespertino no mural e no site; 14.2. 14.3. A divulgação dos vencedores e das pontuações será feita no último dia da gincana; As pontuações parciais das equipes serão divulgadas somente através do site do colégio, diariamente; 14.4. 14.5. A pontuação geral será divulgada após a gincana no site do colégio; Caso houver alguma divergência em relação à pontuação de alguma prova ou algum problema em relação à outra equipe, a equipe reclamante deverá encaminhar um recurso por escrito no mesmo momento à Comissão Organizadora, para análise e resolução; 14.6. As equipes 1ª, 2ª e 3ª colocadas serão premiadas com troféus.
15. PENALIDADES: 15.1. Ganharão pontos as equipes que:   15.2. Cumprirem todas as provas conforme determinações das mesmas; Tiverem os melhores gritos de guerra e as torcidas mais animadas na final;
Perderão pontos as equipes que:     Não cumprir rigorosamente o regulamento da gincana do Colégio Maxwell; Tentarem prejudicar as equipes adversárias de qualquer forma; Apresentarem-se desorganizadas nos momentos da gincana; Não respeitarem as boas normas de conduta com os participantes e organização do evento;    Não respeitarem as ordens da Comissão Organizadora; Não zelarem pela organização e limpeza do QG; Não fizerem silêncio quando for solicitado;
15.3.
Serão automaticamente desclassificadas as equipes que:  Possuírem algum integrante que seja visto promovendo baderna, briga e/ou atos de vandalismo;  Desrespeitarem as regras de bom andamento da gincana, causar repetidas solicitações de ordem ou respeito da Comissão Organizadora;  Portarem, consumirem ou participarem do evento e das provas estando sob efeito de álcool ou qualquer tipo de entorpecente.
15.4.
Serão consideradas infrações disciplinares aplicáveis a qualquer integrante da equipe:  Prejudicar o bom andamento da Instituição; 6
      
Promover ou provocar tumultos internos ou externos; Desvirtuar a finalidade da gincana; Recusar-se sob pretexto a continuar na gincana; Apresentar protestos descabíveis; Apresentar-se no decorrer da gincana utilizando nome de outro aluno; Usar ou portar bebidas alcoólicas, substâncias ilícitas, fogos de artifícios e armas brancas; Incitar desordem ou atos violentos.
Observação: Conforme Regimento Escolar aprovado pela Secretaria de Educação do DF e Manual do aluno serão aplicadas as normas disciplinares, as equipes e seus integrantes que infringirem as normas estabelecidas pela Instituição. 16. PROVAS: 16.1. As provas serão elaboradas pela Comissão Organizadora, sendo todas de fácil compreensão, salvo quando o raciocínio lógico fizer parte do desafio proposto na prova; 16.2. 16.3. Algumas provas acontecerão antes da gincana: Festa Junina , arrecadação de alimentos ,rifa; Serão realizadas provas de pontualidade nos dias da gincana, nas quais toda a equipe (líderes e integrantes) deverá estar presente para contagem; equipes completas receberão 50 pontos, equipes incompletas perderão 5 pontos para cada integrante ausente; 16.4. 16.5. As provas serão realizadas conforme horário estipulados no Item 3. DAS PROVAS: 1ª PROVA: VENDA DA RIFA Ao longo dos meses de maio e junho, você e sua equipe deverão vender o número de bilhetes da rifa relativo ao número de alunos de sua equipe para conquistarem a pontuação designada para esta etapa. Por exemplo: Se a equipe X possui 100 alunos deverá vender 100 blocos de rifas. Todos os blocos vendidos: 1000 pontos 100 blocos vendidos: 500 pontos 50 blocos vendidos: 200 pontos 25 blocos vendidos: 100 pontos Atividade surpresa: haverá para essa atividade tarefa surpresa ATENÇÃO! ASSIM QUE A EQUIPE COMPLETAR O NÚMERO DE BLOCOS VENDIDOS POR ALUNO, PODERÁ SOLICITAR BLOCOS EXTRAS, OBEDECENDO: 1 – Ao solicitar nº X de blocos, eles deverão ser vendidos de forma completa (não podem ser devolvidos bilhetes ou blocos extras ou acarretará em desconto de 80 pontos por bloco); 2 – Cada bloco extra, completo, vendido garantirá 100 pontos para a sua equipe; 7
3 – Sua equipe conta com mais uma vantagem: Ganha 200 pontos aquela que mais vender blocos extras completos. As equipes deverão prestar conta junto à Direção Pedagógica (Professora Elisangela) semanalmente, ou seja, todas as segundas-feiras dos meses de maio e junho que antecedem a festa junina.
2ª PROVA: CONFECÇÃO DE BANDEIRINHAS Conforme padrão entregue pela comissão organizadora a cada equipe, vencerá a equipe que apresentar a maior metragem. (mínimo: 500 metros) Critérios:    Modelo padrão entregue pela comissão organizadora (papel de seda e cordão); Metragem, Pontualidade na entrega; Cores variadas.
Data de entrega: 12/06/12 às 14hs (pontualmente) A contagem da metragem das bandeirinhas: 12/06/2012 às 15hs no Ginásio Poliesportivo do Colégio Maxwell. (Somente com a presença dos 3( três) líderes de cada equipe). Pontuação: Pontualidade – 300 pontos (cumprir o horário estabelecido) Espaçamento – 300 pontos (respeitar modo padrão) Organização – 300 pontos (dos lideres da equipe no momento) Disposição – 300 pontos (das bandeirinhas dentro de caixas para contagem) A pontuação será de 300 pontos para cada critério referente às bandeirinhas totalizando 1200 pontos. Comissão Julgadora: Comissão Organizadora.
3ª PROVA: DECORAÇÃO DAS BARRACAS Tema: ARRAIÁ MAXWELL Critérios::       Pontualidade – 200 pontos; Criatividade – 200 pontos; Estética – 200 pontos; Limite de espaço – 200 pontos; Organização – 200 pontos; Trabalho em equipe – 200 pontos. 8
A decoração das barracas será exclusivamente feita pelos líderes de cada equipe (sem a participação de pais); Data de entrega para a decoração: 15/06/2012;
Horário de início da decoração: 14hs; Horário de término da decoração: 19hs;
Pontuação: 200 pontos para cada critério referente à barraca totalizando 1200 pontos. Comissão Julgadora: Professores de artes e comissão organizadora - dia 16/06/2012. Resultado oficial: dia 19/06/2012 – site do Colégio Maxwell.
4ª PROVA: ALIMENTAÇÃO A alimentação que será servida aos convidados da festa deverá seguir os seguintes critérios:      Alimentação suficiente para toda a festa – 300 pontos; Limpeza e organização no local de trabalho – 200 pontos; Higiene das pessoas que servirão ou manusearão os alimentos – 300 pontos; Uso de avental, touca e luvas – 200 pontos. Conforme Termo de Acordo das Barracas.
Pontuação: 300 e 200 pontos para cada critério referente à barraca totalizando 1000 pontos; Comissão Julgadora: Comissão Organizadora e Convidados. Resultado oficial: dia 19/06/2012 – site do Colégio Maxwell.
5ª PROVA: QUADRILHA Tema: ARRAIÁ MAXWELL Critérios:         Integração; Estética; Pontualidade (tolerância de 5 minutos); Respeito às outras equipes; Organização, Sigilo; Animação de quadrilha; Criatividade; 9
 
Trajes; Participação dos alunos do Ensino Fundamental II e Médio. (20 pares) sendo que metade para o ensino fundamental II e metade para o ensino médio;
 
Tempo de apresentação da quadrilha (mínimo 15 minutos e máximo 20 minutos). No dia 13/06 Ensaio Geral será feito o sorteio da sequência das apresentações e a entrega das músicas gravadas em CD para a comissão julgadora (após a entrega do CD, não será permitido à troca do mesmo ou das músicas).
 
Os nomes dos participantes da quadrilha deverão ser entregues no dia 12 de junho. Os líderes devem manter a mesma lista de integrantes das equipes até o dia 16/06, na apresentação das quadrilhas.

Integrantes irmãos poderão ficar na mesma equipe, com autorização por escrito da comissão organizadora.
Pontuação: 100 pontos para cada critério referente à dança totalizando 1.100 pontos; Resultado das danças: dia 20/06/2012 – site do Colégio Maxwell. Data da apresentação: 16/06/2012 Horário: 19 horas (pontualmente)
1ª apresentação: EQUIPE ________________________ (15 minutos) 2ª apresentação: EQUIPE ________________________ (15 minutos) 3ª apresentação: EQUIPE _________________________ (15 minutos) 4ª apresentação: EQUIPE _________________________ (15 minutos)
Local dos ensaios: Ginásio Poliesportivo Colégio Maxwell. Os ensaios terão início como cronograma abaixo: Na semana do dia 04/06 a 15/06 Dia 04 – 15h às 16h – EQUIPE BAHIA Dia 04 – 16h às 17h – EQUIPE RIO DE JANEIRO Dia 05 – 15h às 16h – EQUIPE PARÁ Dia 05 – 16h às 17h – EQUIPE PERNAMBUCO Dia 06 – 15h às 16h – EQUIPE BAHIA Dia 06 – 16h às 17h – EQUIPE RIO DE JANEIRO Dia 11 – 15h às 16h – EQUIPE PARÁ Dia 11 – 16h às 17h – EQUIPE PERNAMBUCO
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No dia 13/06, Ensaio Geral 14h às 15h – EQUIPE BAHIA 15h às 16h – EQUIPE RIO DE JANEIRO 16h às 17h – EQUIPE PARÁ 17h às 18h – EQUIPE PERNAMBUCO
6ª PROVA: CAMISETA A camiseta da equipe é de uso obrigatório nos dias que ocorrem à gincana e terá:        A logomarca do Colégio Maxwell; O nome da equipe; A arte final; A cor estabelecida; Definir quando pode ser usada; Sigilo A camiseta só poderá ser usada nos dias da gincana e a partir do 2º semestre letivo poderá ser usada nos dias de sexta-feira.    Apresentar à comissão o modelo e desenho da camiseta até 17 horas do dia 10/06; Ter aprovação da comissão organizadora, antes da confecção da camiseta; As camisetas serão confeccionadas, conforme acordo estabelecido com a comissão organizadora e os líderes de cada equipe em uma mesma confecção, visando à qualidade e redução dos custos;  A data de entrega da camiseta será estabelecida previamente pela Comissão Organizadora;  O Sigilo da camiseta só deverá ser quebrado no dia da gincana, caso contrário a equipe perderá 10 pontos por aluno. Pontuação: 1º lugar: 400 pontos; 2º lugar: 300 pontos; 3º lugar: 200 pontos; 4º lugar: 100 pontos;
7ª PROVA – ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS Doação de alimentos não perecíveis a ser entregues em instituição carente no DF, indicada pela Comissão Organizadora. 11
Data de entrega: 28/06 Horário: Pontualmente às 15h. Observação: a contagem será feita a partir das 16 horas. Pontuação:       Arroz – 1 kg Feijão – 1 kg Óleo – 1 lt Macarrão – 1 kg Açúcar – 1 kg Leite em pó – 1 lata As equipes deverão arrecadar no mínimo 20 itens de cada alimento exposto na lista para que haja a diversidade de todos os alimentos descritos.   Mais duas vantagens: A cada 50 kg extras as equipes ganharão 100 pontos. Ganha 200 pontos aquela que mais arrecadar alimentos no total. 1º lugar – 1000 pontos 2º lugar – 800 pontos 3º lugar – 700 pontos 4º lugar – 600 pontos
8ª PROVA: MASCOTE Cada equipe deverá confeccionar um mascote, ou seja, um boneco confeccionado pela equipe ou um aluno da equipe caracterizado para representá-la. Este deverá estar de acordo com o tema escolhido. Critérios:   Sigilo – 200 pontos; Criatividade e inovação – 200 pontos;
Data da entrega: abertura da gincana. Horário: 8h30. Pontuação: 200 pontos para cada critério referente ao mascote totalizando 400 pontos; Comissão Julgadora: Todos os professores.
17. ASSINATURA DOS LÍDERES:
 EQUIPE BAHIA: _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ 12
_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________  EQUIPE RIO DE JANEIRO: _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________  EQUIPE PARÁ: _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ 13
_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________
 EQUIPE PERNAMBUCO:: _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________
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Categoria: Gincanas.

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